Um dos problemas que certamente incomoda após a pintura é o forte odor por tempo prolongado, e isso ocorre principalmente com o uso de tintas a óleo. Uma solução é utilizar as acrílicas à base de água. A aplicação é mais fácil, a secagem é rápida e possui baixo odor.
Uma tinta acrílica fosca preta ou verde pode ser uma boa opção para um canto específico da parede. A criatividade pode ser explorada com desenhos e escritas, uma lousa gigante é tão convidativa quanto um plástico bolha. Crianças de todas as idades se envolvem na brincadeira.
Na hora de definir as cores, o ideal é não utilizar apenas tonalidades extremas no quarto da criança. Usar somente tons fortes ou vibrantes ou só neutras e pasteis não é o ideal, o mais indicado é ter um equilíbrio, já que as tonalidades fortes e vibrantes estimulam a criatividade, enquanto as neutras transmitem
tranquilidade. Por esse motivo temos que aplicar as duas moderadamente.
Rosa ou azul como tons de meninos e meninas é coisa do passado. As cores podem ser usadas em qualquer canto independente do gênero do morador. Se a intenção for deixar feminilidade ou masculinidade explícitas na decoração, a melhor opção é apostar nos acessórios, não nas paredes. Experimente por exemplo pintar o quarto em um tom de gelo, voltado para o azul, que vai bem com tudo! Para combinar, é só alia-lo a outros azuis, preto e branco. O verde lírio também é super bem-vindo.
Colocar novas luzes no ambiente pode ajudar a renovar o visual. Itens como pendentes e abajures conseguem trazer novidade e elegância ao espaço, além é claro de realçar ainda mais as novas cores aplicadas nas paredes do quarto.